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Recebimentos: a primeira decisão importante do novo lojista virtual

por Alfredo Mansour | 18/03/16

Construir uma Loja Virtual é uma tendência que vem crescendo muito nos últimos anos principalmente pelas facilidades que proporciona aos lojistas, como por exemplo: não existe a necessitade de uma loja física, e número de funcionários. Contudo, dentro deste processo, temos algumas decisões importantes que devem ser tomadas para que o e-commerce alcance o sucesso.

A primeira delas, pode ser considerada como a forma de recebimento que será escolhida pelo lojista, pois apesar de parecer uma decisão simples, este passo vai determinar grande parte do funcionamento da sua Loja Virtual.

A tecnologia de hoje nos permite trabalhar com três métodos diferentes de recebimento:

Intermediadores de pagamentos
Esta é a solução mais adequada para aqueles que ainda estão começando com a sua loja virtual pois funcionam de uma maneira mais simples que as outras opções (isto se aplica tanto do ponto de vista técnico quanto ao de negócios) e auxiliam os lojistas em duas frentes: assumem o risco de fraude e podem vir a fazer o adiantamento de seus recebimentos. A desvantagem desta escolha fica por conta das comissões e taxas pré-estabelecidas que normalmente possuem um valor elevado.

Gateways de Pagamento
Esta maneira assume uma conexão mais segura com as Redes de Adquirência (Cielo e Redecard). Gateways de pagamento proporcionam um processo mais "forte" do ponto de vista técnico exatamente por este trâmite seguro, feito diretamente com as operadoras sem a interferência de intermediários. Diferentemente da primeira opção, você é cobrado com uma taxa fixa por transação, o que torna este método mais barato que os demais. É uma solução muito segura porque todos os dados sensíveis de cartões de crédito são processados pela própria CIELO ou REDECARD.
A má notícia para quem escolhe os Gateways de pagamento é que o lojista terá de se preocupar com a contratação de um sistema anti-fraude. Outra preocupação, todavia menos importante é que, há algum tempo atrás, essa opção não era bem vista tendo em vista que o cliente precisa "sair" do ambiente da loja e efetuar o pagamento no site do gateway, entretanto hoje isso já não é mais problema pois o processo é muito semelhante com o aquele utilizado nos Intermediadores de pagamentos.

Integração direta
Esta é a escolha feita pelos lojistas mais experientes que já possuem certa habilidade e conhecimento no processo de e-commerce. Suas lojas normalmente contam com equipes dedicadas de desenvolvimento e possuem grande conhecimento em segurança.
Neste caso, a Loja Virtual é a responsável por todo o processo de pagamento, inclusive a manipulação dos dados do Cartão de Crédito do cliente. Escolhendo a integração direta, você fica com o controle de toda a experiência do usuário.
Isso pode parecer uma ótima alternativa logo que conhecemos a Integração Direta, contudo, este tipo de método infelizmente desperta mais interesse de hackers e criminosos virtuais que procuram lojas para se apropriarem de dados de cartão de crédito e para aplicar golpes e fraudes. Nesta opção, os mecanismos e processos de segurança (SSL, certificados, etc...) precisam ser levados muito a sério.

Se você está começando agora e pretende fazer com que a sua Loja Virtual cresça com tranquilidade, recomendo que comece por um Intermediador de Pagamento. Se possui a intenção de investir um volume significativo em marketing, pode fazer mais sentido pular para um gateway de pagamentos.

É interessante ressaltar que, ao contratar um serviço de Loja Virtual, você se certifique que, assim como a Web Actions, a empresa permita que você comece escolhendo um método de pagamento adequado para o início do processo e, posteriormente tenha a liberdade de alterá-lo, conforme a sua necessidade ou até mesmo manter dois métodos ativos simultaneamente, possibilitando um maior número de opção aos seus clientes.

Esses são pequenos detalhes que geralmente passam batido quando contratamos um serviço, mas fazem uma grande diferença no futuro.